Depoimentos

Falar sobre futebol é uma habilidade comum entre nós brasileiros, mas escrever (escrever bem) sobre esse espor­te que é uma paixão mundial é para poucos. Ricardo Drubscky sempre me surpreendeu nas longas conversas que tivemos sobre o assunto, pela organização e clareza de suas ideias. Agora vejo todo esse conteúdo transformado em uma maravilhosa obra literária. É um verdadeiro convite ao aprofundamento das ideias que regem o universo tático do futebol. Tudo envolvido pelo ambiente mágico da escola brasileira de futebol.

ENDERSON ALVES MOREIRA
Técnico do Santos Futebol Clube

Com o conhecimento demonstrado dentro de campo, como técnico, e também fora, como gestor de futebol, Ri­cardo Drubscky nos brinda com um livro que nos faz refletir, questionar e entender os porquês da escola brasileira de futebol ser como é. Para os amantes do esporte mais praticado no mundo, esse livro ilumina muitos pontos não observados ou não abordados, principalmente pelos escritores brasileiros

WILLIAN MACHADO
Ex-atleta do futebol e comentarista esportivo do Sportv

A maravilhosa obra “Universo Tático do Futebol – Escola Brasileira”, do treinador Ricardo Drubscky, é obrigatória para profissionais estudiosos e amantes do futebol. De maneira clara, mas extremamente técnica, Drubscky dis­corre sobre o tema trazendo à nossa análise o Jogo Brasileiro. Sua leitura é muito agradável pela forma com que o autor aborda sobre as questões táticas do jogo com desenhos e esquemas demonstrativos, além do texto rico e denso. Vale a pena mergulhar nas ideias deste brilhante treinador de futebol.

DR. OSVALDO TORRES
Doutor em Direito Esportivo e diretor do América FC-MG

Para mim, o Ricardo pode ser considerado um dos poucos profissionais da bola que consegue administrar bem o equilíbrio entre a teoria e a prática no futebol. Estudioso e inquieto, de um lado ele busca sempre novos conheci­mentos; de outro, não é daqueles que embarca em qualquer nova teoria ou modismo, sem antes passar pelo seu crivo crítico e que o faça levar para dentro de campo apenas aquilo em que realmente acredita e que possa ser transformador da realidade. A proposta de uma reedição do Universo Tático do Futebol – Escola Brasileira, acresci­da de novas abordagens e conceitos, me faz ter a convicção de que, mais uma vez, esta obra vai contribuir para o movimento de revisão e transformação que hoje vive o futebol brasileiro.

JOÃO PAULO S. MEDINA
Diretor Executivo da Universidade do Futebol

COMPRE AQUI O LIVRO UNIVERSO TÁTICO DO FUTEBOL